Bem-vindos ao "El pais de la sopa dura"

Hola, ¿ que tal?


domingo, 24 de julho de 2011

Por aí


Para: (...)



Eu ando pelo mundo, prestando atenção em cores (...)




De: Guarani

Produto local


Empanadas

O único pastel que não tem recheio de vento, não se parece com um pandeiro e não se pega gripe ao mordê-lo.

Chipa guazú - um pouco da culinária local















Ingredientes

- 3/4 choclo fresco
- 2 cebollas
- 1/2 taza de aceite
- 1 cucharada de sal gruesa
- 1/2 Kl. queso
- 3/4 litro de leche
- 4 huevos

Preparación

Pelar y picar las cebollas, hacer una salsita con el aceite y la sal. Dejar entibiar.
Desgranar y moler el choclo fresco o procesar,incorporar la salsa de cebollas.
Agregar el queso desmenuzado y los huevos bien batidos. Finalmente incorporar la leche, es una masa mas bien líquida.
Aceitar una fuente para horno y verter el preparado en ella. Cocinar en horno de calor moderado por espacio de 45 minutos aproximadamente.
Retirar y servir caliente como acompañantes de carnes o como entrada o directamente como bocaditos cortado en tamaños bien pequeños.

Consejos

Para una chipa guazú diferente agregue el mismo preparado una latita de crema de leche. Se quedara la preparación mucho mas suave.

Fonte:
http://cocinadelmundo.com/receta-Chipa-Guaz%FA-a-la

curta

http://www.youtube.com/watch?v=FAjHENze_P0

sexta-feira, 22 de julho de 2011

O trabalho

Querido Tupiniquim,

Tudo bem?

Escrevo para dizer que depois de 22 dias em terras guaranis e após muito tempo preparando a minha documentação para "residência temporária", depois com a elaboração de caderno de exercícios, finalmente amanhã será o primeiro dia de aula (...) estou curiosa para conhecer os alunos (...).


Abraços,

Guarani

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Mercado 4 - el almuerzo

Para: Tupiniquim


Um pouco dos hábitos ...


Manequim com as roupas em cores ...

Térmica com proteção artesanal em couro (ainda não descobri como chama)


















































Delicioso almoço nas vendas do mercado 4!! Sabor incomparável!




Tupiniquim te apresento um pouco todos os dias da cultura dos nossos vizinhos guaranis. Ainda não sou conhecedora de toda a cultura local, mas pouco a pouco vou desvendar este mundo/nação que muito me encanta.




























Abraços,




Guarani

terça-feira, 19 de julho de 2011

Mercado 4 - diversidade


De: Guarani


Mercado 4

Mistura de cheiros, cores, sabores, pessoas e hábitos, esta é uma amostra do mercado, vou tentar não esquecer a câmera todas as vezes que for às compras.


Pessoas

O carisma das pessoas neste lugar é impressionante, quando fui tirar a foto da "senhora que almoça" ela discutia com o outro vendedor sobre como temos que ser naturais na hora de tirar a foto, assim ela continuou o seu almoço como se eu não estivesse lá.























































































































Para: Tupiniquim

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Algumas luzes

Para: Tupiniquim



um encanto











O centro de Assunção é lindo, preciso voltar para mais algumas fotos ...

Muito me encanta esta cidade, este povo e esta cultura.











De: Guarani


domingo, 17 de julho de 2011




El pais de la sopa dura vai a loucura!!!! Para la semifinal yo voy comprar una camisa blanco y rojo (albirroja), una pilsen y el chorizo del mercado 4.

Hasta 2014 Brasil!!


Direitos de imagem:
Univaldo Vedana
http://www.biodieselbr.com/blog/page/4/

La Radicación - temporária ou permanente

Na segunda-feira, 27 de junho de 2011, comecei a via-sacra para obter a minha identidade paraguaia.

Algumas dicas para quem esta fazendo o mesmo que eu fiz:

- vá a imigração e peça o "requisitos para la residencia mercosur", rsrs, depois de estar com este impresso em mãos, sente e comece a chorar ... é muita coisa e cada uma em um lugar mais longe que o outro. Veja:

1. Documento de identidade ou passaporte;
2. Certidão de nascimento;
3. certidão de casamento (caso seja);
4. Antecedentes criminais (pode ser aquele do site da Receita Federal);
5. Certificado de antecedentes para estrangeiros, no Departamento de Identificaciones de la Policia Nacional (me perdi para chegar neste departamento);
6. Certificado Médico expedido por el Ministério de Salud Publica Y Bienestar Social. Esta aí a dor de cabeça, até a expedição deste documento é preciso fazer: hemograna, eletro, além de dermatologista e psicólogo (3 consultas), depois que todos estes exames estiverem prontos e os resultados em sua mão, volte ao Ministério de Saúde e entregue ao setor responsável, no dia seguinte, volte para pegar o certificado e este se parece mesmo com tal, leve ao departamento de profesiones, para validar o certificado. Pronto!! (+ ou - 1 semana vai levar para ter todos os documentos);
7. Interpol;
8. Visto;
9. Comprovante de residência;
10. Contrato de trabalho.

Os documentos brasileiros devem ser autenticados no consulado paraguaio no Brasil e autenticados no Ministério das Relações Exteriores no Paraguai.

O último item e mais importante: O valor de 1.050.000 Gs (um milhão e cinquenta mil guaranis) para pagar quando der entrada na Imigración, esperar por + ou - 3 meses e pronto, será um cidadão paraguaio.

A diferença entre a Radicación temporária ou a permanente o valor de 5.000,00 dólares em moeda local, a ser comprovado com o saldo da sua conta bancária.

No Ministério de Salud, quase chorei, fiquei perdida lá dentro uns 30 minutos, tentava pedir informação para as pessoas, a compreensão não era fácil e as próprias pessoas não sabiam do que se tratava, ou elas não entendiam muito bem castellano, rsrs.

Para chegar nos lugares também não foi muito fácil, o google maps não é sincronizado com as linhas de ônibus, com isso não sabia qual linha precisava pegar, acabei indo para os lugares a pé e com o mapa na mão, na tentativa de não se perder.

Agora só esperar para ser oficialmente Brasiguaia.

Panchos

Para: Tupiniquim


Direto de la "fábrica de chacinas" el PANCHO!! (o almoço do dia)
A minha primeira vez, a primeira vez sempre é inesquecível!










De: Guarani

La paixão nacional (uma das)

Para: Tupiniquim

La paixão nacional!!

El mate!!

Morar aqui me faz sentir no berço da influência da cultura Sul-Matogrossense e das rodas de tereré durante as tardes de bate papo na UFMS.


Para todos os lados a guampa, a bombilha e a hierba. A hierba pode ser usada tanto para tereré quanto para mate (chimarrão). O impressionante é que as pessoas esquecem a cabeça, mas não esquecem o mate ou tereré.



De: Guarani



El bus

De: Guarani



Os ônibus são antigos, não tem parada certa e muito menos um ponto de ônibus, no entanto o valor é de 2.300 Gs e sempre chega, na sexta feira peguei um busão para voltar do centro, quando olhei para o banco do motorista vi uma cadeira de descanso, aquelas que as nossas avós colocam na varanda e sentam no final da tarde para aproveitar os últimos raios solares de mais um dia que se despede, pois é ... era esta a cadeira que estava fixada no lugar do banco do motorista.


Para: Tupiniquim

(...)

Estou em “el pais de la sopa dura” há 18 dias e me surpreendo todos os dias, estranho seria se não fosse desta forma, afinal é muito pouco tempo para se acostumar ou deixar de se surpreender com tanta semelhanças que se diferem.

Em maio quando vim para a entrevista, fiquei espantada com a honestidade ou com a sorte que eu tive ao pegar um taxi e, o mesmo ao final da corrida me devolver dinheiro, o valor da corrida foi de 14.300.00 Gs., mais ou menos R$ 6.00, entreguei 15.000 e o motorista me voltou 1.000, como estava espantada com a reação peguei o dinheiro e sai do carro, parei no meio da calçada, abri a mão, olhei para a moeda, pensei, sorri e continuei a minha caminhada, um senhor (o segurança) abriu a porta para mim e disse: Adelante.

25 de junho de 2011, Gol, São Paulo – Asunción, cheguei no aeroporto de Asunción, localizado ha uns 40 minutos da cidade, são 3 possibilidade de chegar em Asunción, taxi por 100 mil Gs, shuttle por 35 mil Gs e onibus por 2.300 Gs – linea 30 até o centro.

Desta vez não precisei usar nenhum destes serviços, uma moça ia me pegar no aeroporto, pessoa incrível ela – Mildred Iriarte, o primeiro contato foi pelo Couch Surfing e depois por email e msn, ela foi me pegar no aeroporto, choveu, saiu o sol, choveu de novo e eu ainda estava lá, o tempo começou a fechar e esfriar novamente e eu continuava lá, para quem espera os minutos parecem horas e as horas como uma eternidade, será que esta era a tão falada hora paraguaia?

Depois fui entender que não, que esta era a hora Mildred, muito mais demorada que a hora paraguaia.

Neste dia ela me levou para almoçar, comprar um sim card e depois me deixou no hostel que eu ia ficar. O hostel não era muita coisa, mas era barato e isso que importava. A noite Mildred me convidou para ir a uma festa de aniversário de um amigo, foi ótima a festa e pude provar a famosa sopa dura “sopa paraguaia” e “chipa guazu”, gosto mais de sopa paraguaia, chipa guazu tem um sabor forte de queijo que se confunde com alguma coisa podre, mas depois do primeiro pedaço o sabor se torna delicioso, chipa guazu é como “tea with milk” não é bom e nem ruim, apenas diferente. Eu gosto!!

Passei o domingo inteiro dormindo ...